Mudanças nas Escrituras e suas Consequências

5 out

 Mudanças nas Escrituras

 

Ao estudar a Bíblia, vi muitas contradições e textos que não coadunavam com os ensinamentos de Jesus. Então, ao ler o livro de Bart D. Ehrman, um especialista em Bíblia, vi que estava certa ao notar tais contradições.

 

Em nenhum momento, deixarei de ler e estudar a Bíblia, que continua sendo um tesouro de ensinamentos, especialmente, o Novo Testamento. O que temos de fazer, é separar o joio do trigo, como nos ensinaram os Espíritos Superiores.

 

Mas, é lamentável, o que fizeram os copistas ao adulterarem a Bíblia e, igualmente lamentável, o que continuam fazendo padres e pastores , escondendo a verdade sobre a Reencarnação, que está na Bíblia , a qual nos próximos Posts colocarei os estudos.

 

 MUDANÇAS NAS ESCRITURAS : Copistas, autores e leitores

 

Conclusão do livro O QUE JESUS DISSE ? O QUE JESUS NÃO DISSE ? Quem  Mudou a Bíblia e Por que ?

BartD. Ehrman – A maior autoridade em Bíblia no mundo.

Bart D. Ehrman é Ph.D. em Teologia pela Princeton University e dirige o Departamento de Estudos Religiosos da University of North Carolina, Chapel Hill.

É especialista em Novo Testamento, igreja primitiva, ortodoxia e heresia, manuscritos antigos e na vida de Jesus.

 

“Iniciei este livro com uma nota pessoal, descrevendo como passei a me interessar pela questão do texto do Novo Testamento e porque isso tomou tamanha importância para mim.

 

Acho que o que manteve o meu interesse ao longo dos anos foi o mistério disso tudo. De muitos modos, ser um crítico textual é fazer um pouco um trabalho de detetive. Há um quebra-cabeças a resolver e uma prova a descobrir.

 

Quanto mais eu estudava a tradição manuscrita do Novo Testamento, mais compreendia como o texto foi sendo radicalmente alterado ao longo dos anos nas mãos dos copistas, que não estavam só conservando as escrituras, mas mudando-a também.

 

De fato, de todas as centenas de milhares de mudanças textuais encontradas em nossos manuscritos, a maioria delas é completamente insignificante, imaterial, de pouca importância.

 

Servem apenas para demonstrar que os copistas não podiam grafar corretamente ou manter a concentração o tempo todo, assim como nós.

 

Contudo, seria um equívoco dizer – como as pessoas fazem às vezes – que as mudanças em nosso texto não tem peso real sobre aquilo que os textos significam ou sobre as conclusões teológicas que se depreendem deles.

 

De fato, vimos justamente o contrário. Em alguns momentos, o verdadeiro sentido do texto está em risco, a depender de como alguém resolve um problema textual.

 

Quando eu era estudante, apenas começando a pensar sobre esses quinze séculos de cópia e sobre as variações do texto, sempre voltava ao fato de que o que quer que digamos dos copistas cristãos sejam os dos séculos primitivos ou os da Idade Média -,

 

temos de admitir que além de copiar as Escrituras, eles as mudaram.

 

Às vezes, não tinham a intenção – estavam simplesmente cansados, desatentos ou, algumas vezes, confusos.

 

Mas outras, tinham a intenção de fazer mudanças, como quando queriam que o texto enfatizasse justamente aquilo em que eles acreditavam , por  exemplo :

a natureza de Cristo, o papel da mulher na  igreja ou o caráter perverso de seus adversários judeus.”

 

Consequências da Adulteração das Escrituras

 

Como ficou demonstrado por um  especialista em Bíblia, ela foi adulterada, com a intenção de enfatizar o que acreditavam, e omitirem ou mudarem os textos que se referiam à Reencarnação.

 

Porém, como todos nós somos responsáveis por nossos atos, essas adulterações terão consequências para eles (copistas) e para os atuais padres e pastores que continuam  deturpando as Escrituras e escondendo a Verdade que Jesus veio nos ensinar.

 

Salmo 101: 7 – Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos.


 João 8 : 44 – Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

Mateus 7: 15-23

15 – Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

20 – Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.

21 – Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

 22 – Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?

 23 – Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.

 

II Pedro 2: 1 -4 ; 12 -14 ; 20 -22

1 – Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

2 – E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;

3 – também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda,

 e a  sua destruição não dorme.

12 – Esses, todavia, como brutos irracionais, naturalmente feitos para presa e destruição, falando mal daquilo em que são ignorantes, na sua destruição também hão de ser destruídos,

13 – recebendo injustiça por salário da injustiça que praticam. Considerando como prazer a sua luxúria carnal em pleno dia, quais nódoas e deformidades, eles se regalam nas suas próprias mistificações, enquanto banqueteiam junto convosco;

14 – tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, filhos malditos;

20 – Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro.

21 – Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.

22 – Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.

 

II Pedro 3: 16 – ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas,

nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam,

como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

 

Romanos 1: 18 -22 ; 25 ; 29 – 30; 32

18 – A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça;

19 – porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.

20 – Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;

21 – porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.

 22 – Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos

25 – pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!

29 – cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores,

30 – caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais,

32Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.

 

Romanos 2 : 5 – 8

5 – Mas, segundo  a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,

 6 – que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento:

 7 – a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;

8 – mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça.

I Timóteo 6: 10 – Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

 

Marcos 12: 38 – 40

 38 – E, ao ensinar, dizia ele: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e das saudações nas praças;

 39 – e das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos primeiros lugares nos banquetes;

40 – os quais devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais  severo.

Jeremias 23: 36 – Mas nunca mais fareis menção da sentença pesada do SENHOR; porque a cada um lhe servirá de sentença pesada a sua própria palavra;

pois torceis as palavras do Deus vivo, do SENHOR dos Exércitos, o nosso Deus.

 

Mentir e dizer meias-verdades em proveito próprio, é IMPEDIR que, a verdadeira palavra de Deus, seja ensinada.

 

Nos próximos Posts colocarei dezenas de estudos que comprovam a adulteração na Bíblia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: