A Alma ( continuação)

11 out

Neste Post continuarei apresentando mais ensinamentos dos Espíritos Superiores sobre a Alma.

É apenas, um resumo, pois nos livros da  Codificação há muitos outros textos.

 

Na Introdução de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec nos dá um significado simplificado do que é a Alma : é o ser imaterial e individual que em nós reside e sobrevive ao corpo.

Alma : é o ser imaterial e individual que em nós reside e sobrevive ao corpo.

 

Mas, ainda, em O livro dos Espíritos, 2ª Parte – Cap. II – Da encarnação dos Espíritos, os Espíritos Superiores nos esclarecem mais sobre a Alma. Vejamos :

 

A alma

134 O que é a alma? 

 

 Um Espírito encarnado.

 

134 a O que era a alma antes de se unir ao corpo?

 Um Espírito.

 

134 b As almas e os Espíritos são, portanto, uma e a mesma coisa?

 – Sim, as almas são os Espíritos.

Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível e se revestem temporariamente de um corpo carnal para se purificar e se esclarecer.

 

I Pedro 5 : 10 – depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

 

135 Há no homem outra coisa mais que a alma e o corpo?

 Há o laço que une a alma ao corpo.

 

Eclesiastes 12 : 6 – 7 – antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço,  e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

 

135 a Qual é a natureza desse laço?

 – Semimaterial, ou seja, de natureza intermediária entre o Espírito e o corpo. É preciso que assim seja para que possam se comunicar um com o outro. É por esse princípio que o Espírito age sobre a matéria e vice-versa.

 

Desse modo, o homem é formado de três partes essenciais:

 

  1ª) O corpo ou ser material, semelhante ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;

 

2ª) A alma, Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação;

 

3ª) O princípio intermediário ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e une a alma ao corpo físico. São como num fruto: a semente, o perisperma e a casca.

 

136 A alma é independente do princípio vital?

 – O corpo é apenas o envoltório, repetimos isso, constantemente.

 

136 b O que seria o nosso corpo se não houvesse alma?

 – Uma massa de carne sem inteligência, tudo o que quiserdes, exceto um ser humano.

 

Tiago 2: 26 – Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.

 

No livro  O que é o Espiritismo ? – 2ª Parte , Allan Kardec nos dá várias informações sobre a Alma, que achei interessante compartilhar.

 

Da alma

 

108 Onde é a sede da alma?

A alma não está, assim como se acredita geralmente, localizada em uma parte do corpo;

ela forma com o perispírito um todo fluídico, penetrável, se assimilando ao corpo inteiro, com o qual ela constitui um ser complexo, do qual a morte não é, de alguma sorte, senão um desdobramento.

 

Podem-se figurar dois corpos semelhantes, penetrados um pelo outro, confundidos durante a vida e separados depois da morte. Na morte, um é destruído e o outro permanece.

 

Durante a vida, a alma age mais especialmente sobre os órgãos do pensamento e do sentimento.

Ela é, ao mesmo tempo, interna e externa, quer dizer, ela irradia externamente; pode mesmo se afastar do corpo, se transportar para longe e aí manifestar sua presença, como provam a observação e os fenômenos do sonambulismo.

 

109 – A alma é criada ao mesmo tempo que o corpo ou anteriormente a ele?

Depois da existência da alma, esta questão é uma das mais capitais, porque da sua solução decorrem as mais importantes conseqüências; ela é a única chave possível de uma multidão de problemas insolúveis até hoje, por falta de a ter definido.

 

De duas coisas uma: ou a alma existe ou não existe antes da formação do corpo, sem que possa haver para isso um meio-termo.

Com a preexistência da alma tudo se explica lógica e naturalmente;

sem a preexistência, é mesmo impossível justificar certos dogmas da Igreja, e é essa impossibilidade de justificação que conduz tantas pessoas que raciocinam à incredulidade.

 

Os Espíritos resolveram a questão afirmativamente, e os fatos, tanto quanto a lógica, não podem deixar dúvida a esse respeito.

Que não se admita, entretanto, a preexistência da alma senão a título de simples hipótese, se se quer, e se verá aplainar a maioria das dificuldades.

 

110 – Se a alma é anterior, antes da sua união com o corpo tinha sua individualidade e a consciência de si mesma?

Sem individualidade e sem consciência de si mesma, os resultados seriam os mesmos como se ela não existisse.

 

Jeremias 1: 5 Antes que eu te formasse no ventre materno , eu te conheci e antes que saísses da madre , te consagrei profeta às nações..

 

111 – Antes de sua união com o corpo a alma cumpriu um progresso qualquer, ou estava estacionária?

O progresso anterior da alma é, ao mesmo tempo, a conseqüência da observação dos fatos e do ensinamento dos Espíritos.

 

112 – Deus criou as almas iguais, moral e intelectualmente, ou as fez mais perfeitas, mais inteligentes, umas que  outras?

Se Deus tivesse feito almas mais perfeitas, umas mais que as outras, essa preferência não seria conciliável com a sua justiça.

Sendo todas suas criaturas, por que isentaria umas do trabalho, que impõe às outras, para alcançarem a felicidade eterna?

A desigualdade das almas, quanto à sua origem, seria a negação da justiça de Deus.

 

Deus deseja que TODOS  os homens sejam salvos :

               

II Pedro 3 : 9 Não retarda o SENHOR a sua promessa, como alguns a julgam demorada ; pelo contrário , ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que TODOS cheguem ao arrependimento.

 

I Timóteo 2 : 4 o qual deseja que TODOS os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

 

113 – Se as almas são criadas iguais, como explicar a diversidade de aptidões e de predisposições naturais que existem entre os homens sobre a Terra?

Essa diversidade é a conseqüência do progresso que a alma realizou antes da sua união com o corpo.

As almas mais avançadas, em inteligência e em moralidade, são aquelas que viveram mais e progrediram mais antes da sua encarnação.

 

114 – Qual é o estado da alma em sua origem?

As almas são criadas simples e ignorantes, quer dizer, sem ciência e sem conhecimento do bem e do mal, mas com uma igual aptidão para tudo.

No princípio, elas estão em uma espécie de infância, sem vontade própria, e sem consciência perfeita da sua existência.

Pouco a pouco, o livre arbítrio se desenvolve ao mesmo tempo que as idéias. (O Livro dos Espíritos, nº 114 e seguintes).

 

Mateus 16 : 27 : Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras.

 

Romanos 14 : 12Assim, pois, cada um de nós dará  de si mesmo a Deus.

 

II Coríntios 5 : 10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

 

115 – A alma realizou seu progresso anterior no estado da alma propriamente dito, ou em uma precedente existência corporal?

Além do ensinamento dos Espíritos sobre esse ponto, o estudo dos diferentes graus de adiantamento do homem sobre a Terra prova que o progresso anterior da alma deve ter se realizado em uma série de existências corporais mais ou menos numerosas, segundo o grau que alcançou;

a prova resulta da observação dos fatos que temos diariamente sob os olhos. (O Livro dos Espíritos, nºs 166 a 222 – Revista Espírita, abril 1862, pags. 97 – 106).

 

O Homem durante a vida terrestre

 

116 – Como e em que momento se opera a união da alma e do corpo?

Desde a concepção, o Espírito, ainda que errante, liga-se por um laço fluídico ao corpo que deve se unir.

Esse laço se estreita cada vez mais, à medida que o corpo se desenvolve.

Desde esse momento, o Espírito é tomado de uma perturbação que vai crescendo sem cessar;

na proximidade do nascimento a perturbação é completa, o Espírito perde a consciência de si mesmo e não recobra suas idéias senão gradualmente, a partir do momento em que a criança respira;

é então que a união está completa e definitiva.

 

117 – Qual é o estado intelectual da alma da criança no momento do seu nascimento?

Seu estado intelectual e moral é o que tinha antes da sua união com o corpo, quer dizer, a alma possui todas as idéias adquiridas anteriormente, mas em razão da perturbação que acompanha a sua mudança, suas idéias estão momentaneamente em estado latente.

Elas se aclaram pouco a pouco, mas não podem se manifestar senão proporcionalmente ao desenvolvimento dos órgãos.

 

118 – Qual é a origem das idéias inatas, das disposições precoces, das aptidões instintivas para uma arte ou uma ciência, abstração feita de toda instrução?

As idéias inatas não podem ter senão duas fontes: a criação de almas umas mais perfeitas que as outras, no caso em que elas seriam criadas ao mesmo tempo que o corpo, ou o progresso anterior realizado antes da união da alma e do corpo.

 

A primeira hipótese, sendo incompatível com a justiça de Deus, não resta senão a segunda.

As idéias inatas são o resultado dos conhecimentos adquiridos nas existências anteriores e que permaneceram em estado de intuição, para servirem de base à aquisição de novas idéias.

 

119 – Como os gênios se revelam nas classes sociais privadas de toda cultura intelectual?

Esse fato prova que as idéias inatas são independentes do meio em que o homem é educado. O meio e a educação desenvolvem as idéias inatas, mas não as dão.

O homem de gênio é a encarnação de um Espírito já avançado, e que progrediu muito;

por isso, a educação pode dar a instrução que falta, mas não pode dar o gênio quando ele não existe.

 

120 – Por que há  crianças instintivamente boas em um meio perverso, e malgrado os maus exemplos, enquanto que outras são instintivamente viciosas em um meio bom, e malgrado os bons conselhos?

É o resultado do progresso moral realizado, como as idéias inatas são o resultado do progresso intelectual.

 

121 – Por que de duas crianças do mesmo pai, educadas nas mesmas condições, uma é inteligente e a outra estúpida, uma boa e outra má?

Por que o filho de um homem de gênio é, algumas vezes, um tolo, e o de um tolo, um homem de gênio?

Esse fato vem em apoio da origem das idéias inatas; ele prova, por outro lado, que a alma da criança não procede, de nenhum modo, da dos pais;

de outra forma, em virtude do axioma de que a parte é da mesma natureza do todo, os pais transmitiriam aos seus filhos suas qualidades e seus defeitos, como lhes transmitem o princípio das qualidades corporais.

Na geração, só o corpo procede do corpo, mas as almas são independentes umas das outras.

 

João 3 : 6 – O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.

I Coríntios 15 : 44 – Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

 

122 – Se as almas são independentes umas das outras, de onde procede o amor dos pais por seus filhos e reciprocamente?

Os Espíritos se unem pela simpatia, e o nascimento em tal ou tal família não decorre do acaso, mas depende, o mais freqüentemente, da escolha do Espírito que se reúne àqueles que amou no mundo dos Espíritos ou em existências anteriores.

Por outro lado, os pais têm por missão ajudar o progresso dos Espíritos que encarnam em seus filhos;

e, para estimulá-los, Deus lhes inspira uma afeição mútua, mas muitos falham em sua missão e, por isso, são punidos. (O Livro dos Espíritos, nº 379, da Infância).

 

O próximo Post  será sobre Reencarnação e alguns casos de Reencarnação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: