Passe = Imposição de Mãos

20 out

Passe = Imposição de Mãos

 

O Passe que é dado nos Centros Espíritas é o mesmo que era dado por Jesus e pelos apóstolos como Imposição de Mãos.

 

O Espírito André Luiz, através de Francisco C. Xavier, no livro Nos Domínios da Mediunidade, nos diz:

 

O passe é uma transfusão de energias, alterando o campo celular.

 

Vocês sabem que na própria ciência humana de hoje o átomo não é mais o tijolo indivisível da matéria….que, antes dele, encontram-se linhas de força, aglutinando os princípios subatômicos, e que, antes desses princípios, surge a vida mental determinante….

Tudo é espírito no santuário da Natureza. Renovemos o pensamento e tudo se modificará conosco.

 

Na assistência magnética, os recursos espirituais se entrosam entre a emissão e a recepção, ajudando a criatura necessitada para que ela ajude a si mesma. A mente reanimada reergue as vidas microscópicas que a servem no templo do corpo, edificando valiosas reconstruções.

O passe, como reconhecemos, é importante contribuição para quem saiba recebê-lo, com o respeito e a confiança que o valorizam.

 

Em O Livro dos Médiuns – Cap. VIIIDo Laboratório do Mundo Invisível, Allan Kardec nos fez um resumo sobre a modificação das propriedades da matéria e a ação magnética curadora.

 

 

Modificação das propriedades da matéria

 

129. A teoria acima se pode resumir desta maneira: o Espírito atua sobre a matéria; da matéria cósmica universal tira os elementos de que necessite para formar, a seu bel-prazer, objetos que tenham a aparência dos diversos corpos existentes na Terra.

 

Pode igualmente, pela ação da sua vontade, operar na matéria elementar uma transformação íntima, que lhe confira determinadas propriedades. Esta faculdade é inerente à natureza do Espírito, que muitas vezes a exerce de modo instintivo, quando necessário, sem disso se aperceber.

 

Daí vem que uma substância salutar pode, por efeito de simples modificação, tornar-se venenosa, fato de que a Química nos oferece numerosos exemplos.

Toda gente sabe que, combinadas em certas proporções, duas substâncias inocentes podem dar origem a uma que seja deletéria. Uma parte de oxigênio e duas de hidrogênio, ambos inofensivos, formam a água. Juntai um átomo de oxigênio e tereis um liquido corrosivo.

 

Sem mudança nenhuma das proporções, às vezes, a simples alteração no modo de agregação molecular basta para mudar as propriedades. Assim é que um corpo opaco pode tornar-se transparente e vice-versa.

 

Pois que ao Espírito é possível tão grande ação sobre a matéria elementar, concebe-se que lhe seja dado não só formar substâncias, mas também modificar-lhes as propriedades, fazendo para isto a sua vontade o efeito de reativo.

 

Ação magnética curadora

 

131. Esta teoria nos fornece a solução de um fato bem conhecido em magnetismo, mas inexplicado até hoje: o da mudança das propriedades da água, por obra da vontade. O Espírito atuante é o do magnetizador, quase sempre assistido por outro Espírito.

 

Ele opera uma transmutação por meio do fluido magnético que, como atrás dissemos, e a substância que mais se aproxima da matéria cósmica, ou elemento universal.

 

Ora, desde que ele pode operar uma modificação nas propriedades da água, pode também produzir um fenômeno análogo com os fluidos do organismo, donde o efeito curativo da ação magnética, convenientemente dirigida.

 

Sabe-se que papel capital desempenha a vontade em todos os fenômenos do magnetismo. Porém, como se há de explicar a ação material de tão sutil agente? A vontade não é um ser, uma substância qualquer; não é, sequer, uma propriedade da matéria mais etérea que exista.

 

A vontade é atributo essencial do Espírito, isto é, do ser pensante. Com o auxílio dessa alavanca, ele atua sobre a matéria elementar e, por uma ação consecutiva, reage sobre seus compostos, cujas propriedades íntimas vêm assim a ficar transformadas.

 

Tanto quanto do Espírito errante, a vontade é igualmente atributo do Espírito encarnado; daí o poder do magnetizador, poder que se sabe estar na razão direta da força de vontade.

Podendo o Espírito encarnado atuar sobre a matéria elementar, pode do mesmo modo mudar-lhe as propriedades, dentro de certos limites.

 

Assim se explica a faculdade de cura pelo contacto e pela imposição das mãos, faculdade que algumas pessoas possuem em grau mais ou menos elevado.

 

MÉDIUNS CURADORES : Consiste a mediunidade desta espécie na faculdade que certas pessoas possuem de curar pelo simples contato, pela imposição das mãos, pelo  olhar, por um gesto, mesmo sem o concurso de qualquer medicamento.

 

Em O Livro dos MédiunsCap. XIV Dos Médiuns, temos um texto sobre os Médiuns Curadores.

 

7. Médiuns curadores

 

175. Unicamente para não deixar de mencioná-la, falaremos aqui desta espécie de médiuns, porquanto o assunto exigiria desenvolvimento excessivo para os limites em que precisamos ater-nos. Sabemos, ao demais, que um de nossos amigos, médico, se propõe a tratá-lo em obra especial sobre a medicina intuitiva.

 

Diremos apenas que este gênero de mediunidade consiste, principalmente, no dom que possuem certas pessoas de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o concurso de qualquer medicação.

 

Dir-se-á, sem dúvida, que isso mais não é do que magnetismo. Evidentemente, o fluido magnético desempenha aí importante papel; porém, quem examina cuidadosamente o fenômeno sem dificuldade reconhece que há mais alguma coisa.

A magnetização ordinária é um verdadeiro tratamento seguido, regular e metódico; no caso que apreciamos, as coisas se passam de modo inteiramente diverso.

 

Todos os magnetizadores são mais ou menos aptos a curar, desde que saibam conduzir-se convenientemente, ao passo que nos médiuns curadores a faculdade é espontânea e alguns até a possuem sem jamais terem ouvido falar de magnetismo.

 

A intervenção de uma potência oculta, que é o que constitui a mediunidade, se faz manifesta, em certas circunstâncias, sobretudo se considerarmos que a maioria das pessoas que podem, com razão, ser qualificadas de médiuns curadores recorre à prece, que é uma verdadeira evocação.

 

 Salvador Gentile na conclusão de seu livro O Passe Magnético (Seus Fundamentos e sua Aplicação – Cap.X), nos diz:

 

Cada célula do corpo humano, como sabemos, é uma unidade de vida, um ser vivo, e, portanto, um corpo magnético a irradiar.

 

Da irradiação individual de todas as nossas células se compõe o nosso halo vital, a nossa aura, na parte que corresponde ao nosso corpo físico e ao nosso perispírito e sobre esse magnetismo, de alguma sorte físico, se espraia o magnetismo de nosso corpo mental, depósito de todas as nossas aquisições espirituais, impregnado pelas vibrações e cores de nosso pensamento, a nos individualizar como um dos filhos de Deus.

 

A corrente magnética que circula na operação do passe, da qual tratamos aqui, nada mais é que o pensamento do homem, gerado em sua mente, com a qualidade de seu Espírito, e acionado para fora para penetrar em outro corpo eletromagnético em forma de energia a ser acrescentada e utilizada na sua organização para a restauração de sua harmonia íntima.

 

Quanto mais puro e nobre for o Espírito, mais sua irradiação será poderosa e restauradora.

 

Alguém tocou as vestes do Cristo e só com isto curou-se; é que este, sentindo o toque deu a sua irradiação em resposta, operando a restauração da pessoa doente.

 

O passe, como se vê, é uma doação de nós mesmos através do pensamento fraterno e restaurador. Quando essa energia vem de um Espírito amigo, é seu pensamento que penetra em nossa mente para irradiar-se, como se viu nas valiosas transcrições que fizemos.”

 

O serviço de passe, no Centro Espírita, como vimos, é de suma importância e, por isso, deve ser incrementado, aperfeiçoado, de modo a atender, os que o procuram, da melhor maneira possível.”

 

O Espírito André Luiz, através de Francisco C. Xavier, no livro Missionários da Luz , nos fala sobre a importância do pensamento:

 

“ Um dia compreenderá o homem comum a importância do pensamento. Por agora, é muito difícil revelar-lhe o sublime poder da mente.”

Isto foi escrito em 1945, mas, hoje, a Ciência já está comprovando o poder dos pensamentos.

 

Influência do Pensamento

 

O cientista Masaru Enoto fez um estudo sobre a estrutura molecular da água e o que a afeta. Ele aplicou estímulos mentais e os fotografou com um microscópio de anti-matéria.

 

Verificou que o pensamento ou intenção são as forças responsáveis que atuam em nosso benefício e do próximo.

 

Veja o vídeo sobre essa experiência :

 

O Poder do nosso Pensamento – Mensagens das Águas – Parte do filme “ QUEM SOMOS NÓS” 

 

 

 

O apóstolo Paulo em Filipenses 4 : 8, já nos falava da importância dos pensamentos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Filipenses 4 : 8 – Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe seja isso o que ocupe o vosso pensamento..

 

 

Jesus e os apóstolos curavam através da imposição de mãos , isto é, através de passes  (nomenclatura usada no Espiritismo)

 

Mateus 19 : 13 – Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam.

 

Mateus 19 : 15 –  E, tendo-lhes imposto as mãos, retirou-se dali.

 

Marcos 10 : 16Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.

 

Marcos 16 : 17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;

 

Marcos 16 : 18 – pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

 

Atos 8 : 17 – Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.

 

Atos 8 : 18Vendo, porém, Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro,

 

Atos 9 : 12 e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para   que recuperasse a vista.

 

Atos 9 : 17Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.

 

Atos 13 : 3Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.

 

Atos 19 : 11E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários,

 

Atos 28 : 8 – Aconteceu achar-se enfermo de disenteria, ardendo em febre, o pai de Públio. Paulo foi visitá-lo, e, orando, impôs-lhe as mãos, e o curou.

 

Atos 28 : 9À vista deste acontecimento, os demais enfermos da ilha vieram e foram curados,

 

I Timóteo 4 : 14 Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

 

 

O próximo Post será sobre a tal proibição de Moisés sobre a comunicação com os espíritos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: