Estudo sobre Reencarnação na Bíblia

30 out

Estudo sobre Reencarnação na Bíblia

 

A palavra Reencarnação não está na Bíblia, porque só surgiu no século XIX, em 18 de abril de 1857, com o advento do Espiritismo, através do Livro dos Espíritos .

 

Mas, o conceito de Reencarnação , está na Bíblia, em várias passagens, inclusive, indicadas nos rodapés da Bíblia, traduzida por  João  Ferreira de Almeida.

 

 

O Livro dos Espíritoscontendo os princípios da Doutrina Espírita, sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas ralações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade

 – segundo os ensinos dados por Espíritos superiores, com o concurso de diversos médiuns – recebidos e coordenados por Allan Kardec.

 

627 Uma vez que Jesus ensinou as verdadeiras leis de Deus, qual é a utilidade do ensinamento dado pelos Espíritos? Terão a nos ensinar alguma coisa a mais?

A palavra de Jesus era, muitas vezes, alegórica e em parábolas, porque falava de acordo com os tempos e os lugares.

É preciso agora que a verdade seja inteligível para todo mundo. É preciso também explicar e desenvolver essas leis, uma vez que há tão poucas pessoas que as compreendem e ainda menos as que as praticam.

 

Nossa missão é de abrir os olhos e os ouvidos para confundir os orgulhosos e desmascarar os hipócritas: aqueles que tomam as aparências da virtude e da religião para ocultarem suas baixezas.

 

O ensinamento dos Espíritos deve ser claro e inequívoco, a fim de que ninguém possa alegar ignorância e cada um possa julgá-lo e apreciá-lo com a razão.

 

Estamos encarregados de preparar o reino do bem anunciado por Jesus; por isso, não é correto que cada um possa interpretar a lei de Deus ao capricho de suas paixões nem falsear o sentido de uma lei toda de amor e de caridade.

 

Hebreus 1 : 14 – Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?

 

Hebreus 2 : 1 – 4

Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.

 

Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo,

 

como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?

A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;

dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.

 

Vou, então, mostrar os conceitos de Reencarnação, que estão na Bíblia, mostrados pelo próprio tradutor, João Ferreira de Almeida.

 

Ao se ler os versículos 4 e 5 de Malaquias 4, onde é dito que o profeta Elias seria enviado, o tradutor nos indica no rodapé, Mateus 11 : 14 , 17 : 10 – 13 ; Marcos 9 : 11 – 13 ; Lucas 1 : 17 ; João 1 : 21.

 

Vamos ver estes textos :

 

Malaquias 4 : 5 – 6 :

5 – Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR;

6 ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.

 

Mateus 11 : 14 – E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir.

 

Mateus 17 : 10 – 13

10  Mas os discípulos o interrogaram: Por que dizem, pois, os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?

11  Então, Jesus respondeu: De fato, Elias virá e restaurará todas as coisas.

12  Eu, porém, vos declaro que Elias já veio, e não o reconheceram; antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles.

13  Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista.

 

Marcos 9 : 11 – 13

11  E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?

12  Então, ele lhes disse: Elias, vindo primeiro, restaurará todas as coisas; como, pois, está escrito sobre o Filho do Homem que sofrerá muito e será aviltado?

13  Eu, porém, vos digo que Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como a seu respeito está escrito.

 

Lucas 1: 17 – E irá adiante dele (falando de João Batista ) com o espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o SENHOR um povo preparado..

 

 

João 1 : 21 – Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não.

 

Eu acrescento João 1 : 22 e 23 , para melhor compreensão :

 

22  Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo?

23  Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.

 

Elias foi um profeta que viveu no reino de Acabe ( I Reis 17 : 1 ) muito tempo antes de João Batista nascer.

 

I Reis 17 : 1 – Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel , perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.

 

 

Mas, em Malaquias  3 : 1  e 4 : 5 – 6 , Deus diz que AINDA o enviaria, antes que viesse o grande e terrível dia do SENHOR.

 

 

Malaquias 3 : 1 – Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.

 

 

E, o que nos indica o tradutor para este versículo ?

 

Mateus 11 : 10 – Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. ( Jesus estava se referindo a João Batista).

 

 

Marcos 1 : 2 – Conforme está escrito na profecia de Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho;

 

 

Eu acrescento Marcos 1 : 3 – 4, para complementar :

 

voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas;

 

apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados.

 

 

Lucas 1 : 76 – Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos, ( o texto é sobre João Batista).

 

 

Lucas 7 : 24 – 29

 

24  Tendo-se retirado os mensageiros, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?

 

25  Que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Os que se vestem bem e vivem no luxo assistem nos palácios dos reis.

 

26  Sim, que saístes a ver? Um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.

 

27  Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti.

 

28  E eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.

 

29  Todo o povo que o ouviu e até os publicanos reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de João;

 

 

Como é que Deus enviaria Elias ?

 

Jesus respondeu a esta pergunta em Mateus 11 : 10 ; Mateus 11 : 11 – 15 ; Mateus 17 : 11 – 13 e Lucas 7 : 24 – 27.

 

 

Mateus 11 : 10Este é de quem está escrito : Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. (Jesus estava se referindo a João Batista )..

 

 

Mateus 11 : 11 – 15

11  Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.

12  Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.

13  Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.

 

14  E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir.

15  Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

 

Mateus 17 : 11 – 13

11  Então, Jesus respondeu: De fato, Elias virá e restaurará todas as coisas.

 

12  Eu, porém, vos declaro que Elias já veio, e não o reconheceram;

antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles.

 

13  Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista.

 

Lucas 7 : 24 – 27 :

24 – Tendo-se retirado os mensageiros, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?

25 – Que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Os que se vestem bem e vivem no luxo assistem nos palácios dos reis.

26Sim, que saístes a ver? Um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.

27 – Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti.

 

A própria Bíblia, traduzida por João Ferreira de Almeida, relaciona a maneira de vestir de João Batista  com Elias, em II Reis 1 : 8 , Mateus 3 : 4 e Marcos 1 : 6.

 

 

II Reis 1 : 8Eles lhe responderam: Era homem vestido de pêlos, com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tesbita.

 

 Mateus 3 : 4 Usava João vestes de pêlos de camelo e um cinto de couro; a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre.

 

Marcos 1 : 6 – As vestes de João eram feitas de pêlos de camelo; ele trazia um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre.

 

 Já em Lucas 1 : 17 , o anjo Gabriel diz que João Batista irá adiante, com o espírito e poder de Elias.

 

Mais tarde, Jesus, em Mateus 11 : 14 , ao falar em João Batista, diz que ele era o Elias que estava para vir.

 

Em Mateus 17 : 12 -13 , Jesus diz que Elias já veio, mas não o reconheceram, então os discípulos entenderam que ele falava de João Batista.

 

Se Elias já tinha morrido há bastante tempo, como poderia Deus dizer que AINDA o enviaria ?

 

Observação 1

Não há nada na Bíblia que diga que  Elias não morreu.

 

Apenas em II Reis  2 : 11 diz : Indo eles andando e falando ( Elias e Eliseu ), eis que um carro de fogo ,  com cavalos de fogo, os separou um ao outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

  

II Reis 2 : 11 – Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

 

 

Observação 2 :

 

Porém , Jesus DECLAROU que  João Batista era o Elias que estava para vir e os discípulos ENTENDERAM

 

Mateus 17 : 12 –13 :

 

1     Eu , porém, vos DECLARO  que ELIAS JÁ VEIO, e não o reconheceram; antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles.

 

2     Então os discípulos ENTENDERAM que LHES FALARA A RESPEITO de JOÃO BATISTA.

 

Mateus 11 : 11 – 15

11 – Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.

 12 – Desde os dias de JOÃO BATISTA até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.

13- Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até JOÃO.

 

14- E SE O QUEREIS RECONHECER, ELE MESMO É ELIAS, QUE ESTAVA PARA VIR.

15 – QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA.

 

 

João Batista não era filho de Zacarias e Isabel ?

 

Primeiro, Deus disse que enviaria Elias e depois, através do anjo Gabriel, disse que ele viria em João Batista, com o seu espírito e poder ( João Batista estava para ser gerado )

 

e Jesus disse que João Batista era  o Elias que estava para vir.

 

 

Conclui-se, então, que Elias reencarnou ( nasceu de novo ), no corpo de João Batista.

 

 

Mateus 16 : 13Indo Jesus para as bandas de Cesaréia de Felipe, perguntou a seus discípulos : Quem diz o povo ser o Filho do homem ?

 

Mateus 16 : 14 E eles responderam : Uns dizem : João Batista ; outros Elias ; e outros , Jeremias ou algum dos profetas .

 

Todos os citados já não tinham morrido ?

Como poderiam pensar ser Jesus algum dos mencionados, a não ser que  pensassem   que  ele tivesse reencarnado como Jesus ( segundo o pensamento daquela época) ?

 

João 3 : 3 – 7

3 – A isto respondeu Jesus Em verdade , em verdade te digo, que se alguém não nascer de novo , não pode ver o reino de Deus.

4 – Perguntou-lhe Nicodemos : Como pode um homem nascer de novo, sendo velho ? Pode , porventura voltar ao ventre materno segunda vez ?

5 – Respondeu Jesus : Em verdade , em verdade te digo : Quem não nascer da água e do Espírito , não pode entrar no reino de Deus.

6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito , é espírito.

7 Não te admires se eu te dizer : Importa-vos nascer de novo.

8 – O vento (espírito) sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito

 

Jesus nos disse que, para vermos o reino de Deus, precisávamos nascer de novo ( 3: 3 ) e ainda falou em água e espírito ( 3 : 5 ) , carne e espírito ( 3 : 6 ).

 

Nós somos espírito e carne e durante a gestação, nós vivemos no meio líquido  (a chamada bolsa d’água ).

 

 

 I Coríntios 15 : 35 – 44

 

35 – Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm?

36 – Insensatos ! o que semeias não nasce , se primeiro não morrer;

37 – e quando semeias , não semeias o corpo que  há de ser, mas o simples grão , como de trigo, ou de qualquer outra semente.

38 – Mas , Deus lhe dá  corpo  como lhe aprouve dar, e a cada uma das sementes o seu corpo apropriado.

39 – Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais, outra, a das aves, e outra, a dos peixes.

40 – Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres.

41 – Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor.

42 – Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória.

43 – Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.

44 – Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

 

O nosso corpo morre , o espírito não.

Mais tarde , a nossa futura mãe engravida ( a semente ).

Deus dá a esta semente, este óvulo fecundado , o corpo apropriado e depois, nós nascemos.

 

 

O Espírito sobrevive, porque a vida espiritual é a verdadeira vida.

 

 

Gálatas 1 : 15 – Quando, porém ao que me separou antes de eu nascer……

Paulo diz que Deus o separou antes de nascer. Isto quer dizer que ele era espírito e Deus o preparou para a sua missão na Terra, de evangelização.

 

 

Jeremias 1 : 5Antes que eu te formasse no ventre materno , eu te conheci e antes que saísses da madre , te consagrei profeta às nações..

Antes de Jeremias nascer , ele, como espírito, já tinha sido consagrado como profeta por Deus.

 

Deus deseja que TODOS  os homens sejam salvos :

 

II Pedro 3 : 9 – Não retarda o SENHOR a sua promessa, como alguns a julgam demorada ;

pelo contrário , ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que TODOS cheguem ao arrependimento.

 

I Timóteo 2 : 4o qual deseja que TODOS os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

 

 

E , nos dá a salvação , através da PRÁTICA dos seus ensinamentos , isto é, através da prática do amor :

 

Mateus 22 : 36 – 40

 36 – Mestre, qual é o grande mandamento  na lei ?

 37 – Respondeu-lhe JesusAmarás o SENHOR teu Deus de todo o teu coração , de toda a  tua alma , e de todo o teu entendimento.

38 – Este é o grande e primeiro mandamento .

39 – O segundo, semelhante a este , é : Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

40 – Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

 

Mateus 25 : 31 – 46

 31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;

32 – e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;

33 – e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;

34 – então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

35 Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes ;

36 – estava nu, e me vestistes ; enfermo, e me visitastes preso, e fostes ver-me.

37 Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?

38 – E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?

39 – E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?

40 O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

41 – Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.

42 – Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

43 – sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.

44 – E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?

45 – Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.

46 – E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.

 

 

I João 3: 17 – Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?

I João 3: 18 – Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.

 

Mateus 7 : 21- 23

 21 – Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22 –Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?

23 – Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

 

Tiago 2 : 14 – 26

14 – Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?

 15 – Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,

16 – e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?

17 – Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.

18 – Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.

19 – Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.

20 – Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?

21 – Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?

22 – Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou,

23 – e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.

24 Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.

25 – De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?

26 – Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.

 

 

Mas, Ele nos dá também o livre-arbítrio, para escolhermos o seu caminho :

 

Mateus 16 : 27 : Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras.

 

Romanos 14 : 12 – Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.

 

II Coríntios 5: 10 – Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo,

para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

 

 

E nos dá chances para a salvação, porque é longânimo e misericordioso :

 

Salmos 103 : 8 – 9

8 – O SENHOR é misericordioso e compassivo;

longânimo e assaz benigno.

9 – Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira.

 

 

Porém, Ele nos diz que não poderemos entrar no seu reino, enquanto não tivermos resgatado toda a nossa dívida :

 

Mateus 18 : 32 – 35

32 – Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste;

33 – não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?

34 – E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida.

35Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão.

 

Lucas 12 : 58 – 59 :

58 – Quando fores com o teu adversário ao magistrado, esforça-te para te livrares desse adversário no caminho; para que não suceda que ele te arraste ao juiz, o juiz te entregue ao meirinho e o meirinho te recolha à prisão.

59- Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o último centavo.

 

Quanto antes nos livrarmos de nossas imperfeições, mais cedo alcançaremos o reino de Deus.

 

Mateus 11: 12 – Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.

 

Lucas 16: 16A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.

 

Romanos 12: 17 – 21

17 – Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;

18 – se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;

19 – não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.

 

20 – Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.

21 – Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

 

E, pagaremos essas dívidas, da mesma forma como as fizemos, através da reencarnação:

 

Mateus 26 : 52 : Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão.

 

Apocalipse 13 : 10 : Se alguém leva para cativeiro, para cativeiro vai. Se alguém matar à espada, necessário é que seja morto à espada. Aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos.

 

A isto, chamamos de Lei de  Causa e Efeito.

 

Eis um exemplo da Lei de Causa e Efeito :

 

Elias, que matou com a espada, quando voltou como João Batista, morreu degolado por uma espada.

 

I Reis 18: 40Disse-lhes Elias: Lançai mão dos profetas de Baal, que nem um deles escape. Lançaram mão deles; e os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou .

 

I Reis 19: 1 – Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada.

 

Mateus 14 : 10 – 11

10 – e deu ordens e decapitou a João no cárcere.

11 – Foi trazida a cabeça num prato e dada à jovem, que a levou a sua mãe.

 

Essa dívida será resgatada através das tribulações, que nos purificam :

 

Atos 14 : 22 .. fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.

 

II Tessalonicenses 1 : 4 – 5

4 – a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais,

5 – sinal evidente do reto juízo de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo;

 

I Pedro 5 : 10 – depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

 

Romanos 5 : 3 – E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;

Romanos 5 : 4 – e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

 

Romanos 8 :18 – Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.

 

II Coríntios 1 : 4 – É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.

 

II Coríntios 4 : 8 – Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;

 

II Coríntios 4 : 17 – Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,

II Coríntios 4 : 18 – não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

 

II Coríntios 5 : 1 – Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.

II Coríntios 5 : 2 – E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial;

 

II Coríntios 7 : 10 – Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.

 

Hebreus 12 : 5 – e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado;

Hebreus 12 : 6 – porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.

Hebreus 12 : 7 – É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?

 

Hebreus 12 :10 – Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.

Hebreus 12 : 11 – Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.

 

Tiago 1 : 2 – Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,

Tiago 1 : 3 – sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.

Tiago 1 : 4 – Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

 

Todas essas tribulações requerem o nosso esforço, para continuarmos no caminho de Deus :

 

 Mateus 11 : 1 – Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.

 

Mas, este esforço, vai se tornando menor, à medida que nos entregarmos mais a Cristo, praticando os seus ensinamentos :

 

II Coríntios 5 : 17 : E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

 

Romanos 12 : 2 : E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de  Deus.

 

Seguindo e praticando os ensinamentos de Jesus, estaremos fazendo a nossa reforma íntima e renovando a nossa mente, e, em conseqüência, experimentando qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 

O próximo Post será sobre o tema Simples e Ignorantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: