Uranografia geral

27 jun

Uranografia geral

 

Livro : A GÊNESE – OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO1868

A Doutrina Espírita há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos.

A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza.

Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas.

Para Deus, o passado e o futuro são o presente.

 

ESPÍRITOS :

Hebreus 1 : 14 – Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?

 

Hebreus 2 : 1 – 4

1 –  Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.

2 –  Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo,

3  – como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;

4 –  dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.

 

Livro : A GÊNESE Capítulo VI

 

Uranografia geral

 

Uranografia = Astronomia

 

Este capítulo é textualmente extraído de uma série de comunicações ditadas à Sociedade Espírita de Paris, em 1862 e 1863, sob o título – Estudos uranográficos e assinadas GALILEU. Médium: C. F. Nota do Tradutor: Estas são as iniciais do nome de Camilo Flammarion.

 

João 14 : 2 – Na casa de meu Pai há muitas moradas.

Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.

 

 
O espaço e o tempo

 

1. – Já muitas definições de espaço foram dadas, sendo a principal esta: o espaço é a extensão que separa dois corpos, na qual certos sofistas deduziram que onde não haja corpos não haverá espaço.

sofista

[Do gr. sophistés, ‘sábio’, posteriormente ‘impostor’, pelo lat. sophista.]
Substantivo de dois gêneros. Hist. Filos.

1.Cada um dos personagens contemporâneos de Sócrates (v. socratismo) que chamavam a si a profissão de ensinar a sabedoria e a habilidade, e entre os quais se destacam Protágoras (480-410 a. C.), que afirmava ser o homem a medida de todas as coisas, e Górgias (485-380 a. C.), que atribuía grande importância à linguagem.

Os sofistas desenvolveram especialmente a retórica, a eloquência e a gramática. [Cf. sofisma (1 e 2).]

 

Nisto foi que se basearam alguns doutores em teologia para estabelecer que o espaço é necessariamente finito, alegando que certo número de corpos finitos não poderiam formar uma série infinita e que, onde acabassem os corpos, igualmente o espaço acabaria.

 

Também definiram o espaço como sendo o lugar onde se movem os mundos, o vazio onde a matéria atua, etc. Deixemos todas essas definições, que nada definem, nos tratados onde repousam.

 

Espaço é uma dessas palavras que exprimem uma idéia primitiva e axiomática, de si mesma evidente, e a cujo respeito as diversas definições que se possam dar nada mais fazem do que obscurecê-la.

axiomática

1.Conjunto de axiomas de que se deduz uma teoria ou um sistema lógico ou matemático.
2.Estudo crítico dos axiomas.

axioma

1.Filos. Premissa imediatamente evidente que se admite como universalmente verdadeira sem exigência de demonstração.

2.P. ext. Máxima, sentença:
“É bem vulgar o axioma de que os bens não são desejados, senão quando se perdem.” (Correia Garção, Obras Poéticas e Oratórias, p. 506.)

3.Lóg. Proposição que se admite como verdadeira porque dela se podem deduzir as proposições de uma teoria ou de um sistema lógico ou matemático.

 

Todos sabemos o que é o espaço e eu apenas quero firmar que ele é infinito, a fim de que os nossos estudos ulteriores não encontrem uma barreira opondo-se às investigações do nosso olhar.

 

Hebreus 11 : 3 – Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.

 

Ora, digo que o espaço é infinito, pela razão de ser impossível imaginar-se- lhe um limite qualquer, e porque, apesar da dificuldade com que topamos para conceber o infinito, mais fácil nos é avançar eternamente pelo espaço, em pensamento, do que parar num ponto qualquer, depois do qual não mais encontrássemos extensão a percorrer.

 

Para figurarmos, quanto no-lo permitam as nossas limitadas faculdades, a infinidade do espaço, suponhamos que, partindo da Terra, perdida no meio do infinito, para um ponto qualquer do Universo, com a velocidade prodigiosa da centelha elétrica, que percorre milhares de léguas por segundo (1 légua = 4 km ), e que, havendo percorrido milhões de léguas mal tenhamos deixado este globo, nos achamos num lugar donde apenas o divisamos sob o aspecto de pálida estrela.

 

Passado um instante, seguindo sempre a mesma direção, chegamos a essas estrelas longínquas que mal percebeis da vossa estação terrestre.

Daí, não só a Terra nos desaparece inteiramente do olhar nas profundezas do céu, como também o próprio Sol, com todo o seu esplendor, se há eclipsado pela extensão que dele nos separa.

 

Animados sempre da mesma velocidade do relâmpago, a cada passo que avançamos na extensão, transpomos sistemas de mundos, ilhas de luz etérea, estradas estelíferas, paragens suntuosas onde Deus semeou mundos na mesma profusão com que semeou as plantas nas pradarias terrenas.

 

Ora, há apenas poucos minutos que caminhamos e já centenas de milhões de milhões de léguas nos separam da Terra, bilhões de mundos nos passaram sob as vistas e, entretanto, escutai! em realidade, não avançamos um só passo que seja no Universo.

 

 

Se continuarmos durante anos, séculos, milhares de séculos, milhões de períodos cem vezes seculares e sempre com a mesma velocidade do relâmpago, nem um passo igualmente teremos avançado, qualquer que seja o lado para onde nos dirijamos e qualquer que seja o ponto para onde nos encaminhemos, a partir desse grãozinho invisível donde saímos e a que chamamos Terra.

 

 Eis aí o que é o espaço!

 

2. – Como a palavra espaço, tempo é também um termo já por si mesmo definido.

Dele se faz idéia mais exata, relacionando-o com o todo infinito.

 

O tempo é a sucessão das coisas.

Está ligado à eternidade, do mesmo modo que as coisas estão ligadas ao infinito.

 

Suponhamo-nos na origem do nosso mundo, na época primitiva em que a Terra ainda não se movia sob a divina impulsão;

numa palavra: no começo da Gênese.

 

O tempo então ainda não saíra do misterioso berço da Natureza e ninguém pode dizer em que época de séculos nos achamos, porquanto o balancim dos séculos ainda não foi posto em movimento.

 

Mas, silêncio! soa na sineta eterna a primeira hora de uma Terra insulada, o planeta se move no espaço e desde então há tarde e manhã.

Para lá da Terra, a eternidade permanece impassível e imóvel, embora o tempo marche com relação a muitos outros mundos.

Para a Terra, o tempo a substitui e durante uma determinada série de gerações contar-se-ão os anos e os séculos.

 

Transportemo-nos agora ao último dia desse mundo, à hora em que, curvado sob o peso da vetustez ( muito velho), ele se apagará do livro da vida para aí não mais reaparecer.

Interrompe-se então a sucessão dos eventos;

cessam os movimentos terrestres que mediam o tempo e o tempo acaba com eles.

 

Esta simples exposição das coisas que dão nascimento ao tempo, que o alimentam e deixam que ele se extinga, basta para mostrar que, visto do ponto em que houvemos de colocar-nos para os nossos estudos, o tempo é uma gota d’água que cai da nuvem no mar e cuja queda é medida.

 

Salmos 90 : 1 – 4

1 –  Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.

2 –  Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.

3 –  Tu reduzes o homem ao pó e dizes: Tornai, filhos dos homens.

4 –  Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite.

 

II Pedro 3 : 8 – Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.

 

Tantos mundos na vasta amplidão, quantos tempos diversos e incompatíveis.

Fora dos mundos, somente a eternidade substitui essas efêmeras sucessões e enche tranquilamente da sua luz imóvel a imensidade dos céus.

Imensidade sem limites e eternidade sem limites, tais as duas grandes propriedades da natureza universal.

 

João 14 : 2 – Na casa de meu Pai há muitas moradas.

Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
O olhar do observador, que atravessa, sem jamais encontrar o que o detenha, as incomensuráveis distâncias do espaço, e o do geólogo, que remonta além dos limites das idades, ou que desce às profundezas da eternidade de fauces  escancaradas, onde ambos um dia se perderão, atuam em concordância, cada um na sua direção, para adquirir esta dupla noção do infinito: extensão e duração.

 

Dentro desta ordem de ideias, fácil nos será conceber que, sendo o tempo apenas a relação das coisas transitórias e dependendo unicamente das coisas que se medem, se tomássemos os séculos terrestres por unidade e os empilhássemos aos milheiros, para formar um número colossal, esse número nunca representaria mais que um ponto na eternidade, do mesmo modo que milhares de léguas adicionadas a milhares de léguas não dão mais que um ponto na extensão.

 

Assim, por exemplo, estando os séculos fora da vida etérea da alma, poderíamos escrever um número tão longo quanto o equador terrestre e supor-nos envelhecidos desse número de séculos, sem que na realidade nossa alma conte um dia a mais.

 

E juntando, a esse número indefinível de séculos, uma série de números semelhantes, longa como daqui ao Sol, ou ainda mais consideráveis, se imaginássemos viver durante uma sucessão prodigiosa de períodos seculares representados pela adição de tais números, quando chegássemos ao termo, o inconcebível amontoado de séculos que nos passaria sobre a cabeça seria como se não existisse: diante de nós estaria sempre toda a eternidade.

 

Salmos 90 : 2 – Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.

 

O tempo é apenas uma medida relativa da sucessão das coisas transitórias;

a eternidade não é suscetível de medida alguma, do ponto de vista da duração;

para ela, não há começo, nem fim: tudo lhe é presente.

 

Se séculos de séculos são menos que um segundo, relativamente à eternidade, que vem a ser a duração da vida humana?!

 

II Pedro 3 : 8 – Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer:

que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.

 

Livro : CAMINHO, VERDADE E VIDAEmmanuel Psicografado por Francisco C. Xavier – capítulo 54.

 

A videira

 

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador”. – Jesus (João 15 : 1)

 

“Deus é o Criador Eterno cujos desígnios permanecem insondáveis a nós outros.

Pelo seu amor desvelado criam-se todos os seres, por sua sabedoria movem-se os mundos no Ilimitado.

 

Pequena e obscura, a Terra não pode perscrutar a grandeza divina.

O Pai, entretanto, envolve-nos a todos nas vibrações de sua bondade gloriosa.

 

Ele é a alma de tudo, a essência do Universo.

Permanecemos no campo terrestre, de que Ele é dono e supremo dispensador.

 

No entanto, para que lhe sintamos a presença em nossa compreensão limitada, concedeu-nos Jesus como sua personificação máxima.

 

Útil seria que o homem observasse no Planeta a sua imensa escola de trabalho;

e todos nós, perante a grandeza universal, devemos reconhecer a nossa condição de seres humildes, necessitados de aprimoramento e iluminação.

 

Dentro de nossa pequenez, sucumbiríamos de fome espiritual, estacionados na sombra da ignorância, não fosse essa videira da verdade e do amor que o Supremo Senhor nos concedeu em Jesus Cristo.

De sua seiva divina procedem todas as nossas realizações elevadas, nos serviços da Terra.

 

Alimentados por essa fonte sublime, compete-nos reconhecer que sem o Cristo as organizações do mundo se perderiam por falta de base.

N’Ele encontramos o pão vivo das almas e, desde o princípio, o seu amor infinito no orbe terrestre é o fundamento divino de todas as verdades da vida.”

 

 

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