Os Três Reinos – Os animais e o homem – II

9 nov

Os Três Reinos

 

Livro : O Livro dos Espíritos – Parte 2ª – Capítulo XI

 

Os animais e o homem – II

 

605 Se considerássemos todos os pontos de contato entre o homem e os animais, não poderíamos deduzir que o homem possui duas almas: a alma animal e a alma espírita e que, se não tivesse essa última, poderia viver como o animal?

De outro modo, pode-se considerar que o animal é um ser semelhante ao homem, tendo menos alma espírita?

Isso não significaria que os bons e os maus instintos do homem seriam o efeito da predominância de uma dessas duas almas?

Não. O homem não tem duas almas;

mas os corpos têm instintos que são o resultado da sensação dos órgãos.

 

Há nele apenas uma dupla natureza: a natureza animal e a natureza espiritual.

Pelo seu corpo, participa da natureza dos animais e seus instintos;

pela sua alma, participa da natureza dos Espíritos.

 

605 a Assim, além de suas próprias imperfeições, das quais o Espírito deve se despojar, o homem tem ainda que lutar contra a influência da matéria?

Sim, quanto mais é inferior mais os laços entre o Espírito e a matéria são unidos; não o vedes?

O homem não tem duas almas;

a alma é sempre única em cada ser.

 

A alma do animal e a do homem são distintas uma da outra, de modo que a alma de um não pode animar o corpo criado para a outra.

 

Observação : No próximo Post sobre Metempsicose, este item será melhor explicado.

 

Mas, ainda que o homem não tenha alma animal que, por suas paixões, o nivele aos animais, tem o corpo que muitas vezes o rebaixa a eles, porque seu corpo é um ser dotado de vitalidade, que tem instintos, porém ininteligentes e limitados ao cuidado de sua conservação.

 

☼ Nota de A. K. : O Espírito, ao encarnar no corpo do homem, traz o princípio intelectual e moral que o torna superior aos animais.

 

As duas naturezas que existem no homem dão às suas paixões duas origens diferentes:

uma vem dos instintos da natureza animal, outra das impurezas do Espírito encarnado e que simpatiza mais ou menos com a grosseria dos apetites animais.

 

Purificando-se, o Espírito se liberta pouco a pouco da influência da matéria.

Submisso a essa influência, se aproxima da brutalidade;

despojado dela, se eleva à sua verdadeira destinação.

 

606 De onde os animais tiram o princípio inteligente que constitui a espécie particular de alma, da qual são dotados?

Do elemento inteligente universal.

 

606 a A inteligência do homem e a dos animais vêm de um princípio único?

Sem dúvida. Mas no homem ela recebeu uma elaboração que o eleva acima do animal.

 

607 Foi dito que a alma do homem, em sua origem, está no estado semelhante ao da infância da vida corporal, que sua inteligência apenas desabrocha e ela ensaia para a vida. (Veja a questão 190.)

Onde o Espírito cumpre essa primeira fase?

Em uma série de existências anteriores ao período que chamais humanidade.

 

607 a Assim, pode-se considerar que a alma teria sido o princípio inteligente dos seres inferiores da Criação?

Não dissemos que tudo se encadeia na natureza e tende à unidade?

 

É nesses seres, que estais longe de conhecer inteiramente, que o princípio inteligente se elabora, individualiza-se pouco a pouco e ensaia para a vida, como já dissemos.

É, de algum modo, um trabalho preparatório, como a germinação, em que o princípio inteligente sofre uma transformação e torna-se Espírito.

 

É então que começa o período da humanização e com ela a consciência de seu futuro, a distinção entre o bem e o mal e a responsabilidade de seus atos.

 

Assim como depois da infância vem a adolescência, depois a juventude e, enfim, a idade adulta.

Não há, além disso, nessa origem nada que deva humilhar o homem.

 

Será que os grandes gênios se sentirão humilhados por terem sido fetos em formação no seio de sua mãe?

 

Salmos 139 : 13 – 16

13  Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe.

14  Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;

15  os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.

16  Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

 

Se alguma coisa deve humilhá-lo é sua inferioridade perante Deus e sua impotência para sondar a profundidade dos seus desígnios e a sabedoria das leis que regem a harmonia do universo.

 

Reconhecei a grandeza de Deus nessa harmonia admirável que faz com que tudo seja solidário na natureza.

 

Acreditar que Deus pudesse fazer alguma coisa sem objetivo e ter criado seres inteligentes sem futuro, seria blasfemar contra sua bondade, que se estende sobre todas as suas criaturas.

 

607 b Esse período de humanização começa na nossa Terra?

A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação humana;

o período de humanização começa, em geral, nos mundos ainda mais inferiores;

entretanto, essa não é uma regra geral, e poderia acontecer que um Espírito, desde o começo de sua humanização, estivesse apto a viver na Terra.

Esse caso não é freqüente; é, antes, uma exceção.

 

608 O Espírito do homem, após a morte, tem consciência das existências anteriores ao seu período de humanidade?

Não, porque não é nesse período que se inicia para ele sua vida de Espírito e é até mesmo difícil se lembrar de suas primeiras existências como homem, assim como o homem não se lembra mais dos primeiros tempos de sua infância e ainda menos do tempo que passou no seio de sua mãe.

É por isso que os Espíritos dizem que não sabem como começaram. (Veja a questão 78.)

 

“78 – Os Espíritos tiveram princípio, ou existem, como Deus, de toda a eternidade?

Se não tivessem tido princípio, seriam iguais a Deus, quando, ao invés, são criação sua e se acham submetidos à sua vontade.

 

Deus existe de toda a eternidade, é incontestável.

 

Quanto, porém, ao modo por que nos criou e em que momento o fez, nada sabemos.

Podes dizer que não tivemos princípio, se quiseres com isso significar que, sendo eterno, Deus há de ter sempre criado ininterruptamente.

 

João 5 : 17 – Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

 

Mas, quando e como cada um de nós foi feito, repito-te, nenhum o sabe : aí é que está o mistério.”

 

609 O Espírito, entrando no período de humanidade, conserva traços do que foi antes, do período que se poderia chamar pré-humano?

Depende da distância que separa os dois períodos e o progresso realizado.

Durante algumas gerações, pode ter sinais mais ou menos pronunciados do estado primitivo, porque nada na natureza se faz por transição brusca, sempre há anéis que ligam as extremidades das cadeias dos seres e acontecimentos;

mas esses traços se apagam com o desenvolvimento do livre-arbítrio.

 

Os primeiros progressos se realizam muito lentamente, porque ainda não estão alicerçados, determinados pela vontade;

mas eles seguem uma progressão mais rápida à medida que o Espírito adquire uma consciência mais perfeita de si mesmo.

 

610 Os Espíritos que disseram que o homem é um ser à parte na ordem da Criação estão enganados?

Não; mas a questão não foi explicada e, aliás, há coisas que só a seu tempo podem ser esclarecidas.

O homem é, de fato, um ser à parte, uma vez que tem faculdades que o distinguem de todos os outros e tem outra destinação.

 

A espécie humana é a que Deus escolheu para a encarnação dos seres que podem conhecê-lo.

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