LEIS MORAIS – LEI DIVINA ou NATURAL – Origem e Conhecimento da Lei Natural – LE – item 622

14 abr

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEIS MORAIS – LEI DIVINA ou NATURAL – Origem e Conhecimento da Lei Natural – LE – item 622

 

Livro : O Livro dos Espíritos – Parte 3ª – Capítulo I – LEI DIVINA ou NATURAL –  Origem e Conhecimento da Lei Natural – item 622.

 

622 Deus deu a alguns homens a missão de revelar Sua lei?

Sim, certamente;

em todos os tempos houve homens que receberam essa missão.

 

João 5 : 36 – 37

36  Mas eu tenho maior testemunho do que o de João;

porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou.

 

37  O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim.

Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma.

 

João 17 : 3 – 8

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

 

Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer;

e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.

 

Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo.

Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.

 

Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti;

porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.

 

João 20 : 21 – Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco!

Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.

 

Jeremias 1 : 5 – Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.

 

Malaquias 3 : 1 – Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim;

 

Malaquias 4 : 5 – 6

Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR;

ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.

 

Lucas 1 : 13 – 17

13  Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida;

e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.

 

14  Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento.

15  Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno.

 

16  E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus.

17  E irá adiante do Senhor com o espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.

 

Mateus 11 : 13 – 15

13  Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.

14  E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir.

15  Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

 

Mateus 17 : 12 – 13

12  EU, porém, VOS DECLARO que ELIAS já veio, e não o reconheceram;

antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram.

Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles.

13  Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de JOÃO BATISTA.

 

Atos 20 : 24 – Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.

 

Gálatas 1 : 15 – 17

15  Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve

16  revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue,

17  nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco.

 

São os Espíritos Superiores encarnados com o objetivo de fazer a humanidade avançar.

 

Hebreus 1 : 13 – Ora, a qual dos ANJOS jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?

Hebreus 1 : 14 –Não são todos eles ESPÍRITOS ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?

 

Hebreus 2 : 1 – 4

Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.

Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo,

como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;

dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.

 

 

Livro : Filosofia Espírita XIIIEspírito MiramezPsicografado por João Nunes Maia.

 

622/LE

 

MISSIONÁRIOS

 

Deus confiou a certos homens a missão de ajudar a humanidade a sentir e compreender as leis imutáveis que garantem a vida e sustentam a paz em todos os reinos, e essas leis devem ser respeitadas pelas criaturas.

Em todos os tempos, houve homens que tiveram essa tarefa de revelar as leis já estabelecidas pelo Criador.

 

É conveniente que busquemos estudar todas as vidas nobres que já passaram pelo planeta, para encontrarmos nelas os princípios desta ordem estabelecida pela Divindade.

Como fazer progredir a humanidade, a não ser por esse incentivo santo, o respeito pela harmonia em forma de leis que nos ajudam na nossa disciplina espiritual ?

 

Em um planeta não encarnam somente almas de determinada evolução: as escalas a que pertencem são variáveis, porque as operações são inúmeras.

Cada um se encontra em uma faixa, desempenhando missão diferente, mas, sob a direção das mesmas leis;

porém, a obediência é de acordo com a faixa a que pertence.

 

João 20 : 21 – Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco!

Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.

 

Mateus 17 : 12 – 13

12  EU, porém, VOS DECLARO que ELIAS já veio, e não o reconheceram;

antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram.

Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles.

13  Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de JOÃO BATISTA.

 

Jeremias 1 : 5 – Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.

 

Gálatas 1 : 15 – 15  Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve…

 

Deus é amor, e Ele ama a Seus filhos, sem que o amor saia da justiça.

 

I João 4 : 16 – E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós.

Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.

 

Ele dá tudo a todos, na mesma dimensão que a fraternidade nos mostra.

Podes verificar a grandeza de Deus, pelos pais da Terra, que diante do Senhor servem de pálida expressão.

 

É o próprio Evangelho que nos interroga desta maneira:

Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra ? (Mateus 7 : 9).

 

Mateus 7 : 10 – 11

10  Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra?

 

11  Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?

 

Se assim podemos analisar, o raciocínio nos responde que a bondade de Deus é tão grande que não cabe na dimensão estreita das nossas comparações.

 

Marcos 10 : 18 – Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom?

Ninguém é bom senão um, que é Deus.

 

Salmos 33 : 4 – 5

Porque a palavra do SENHOR é reta, e todo o seu proceder é fiel.

Ele ama a justiça e o direito;

a terra está cheia da bondade do SENHOR.

 

Salmos 145 : 9 – O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras.

 

E passamos a confiar n’Ele, mais do antes.

 

Salmos 37 : 5 – 6

Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.

Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.

 

Ele escapa ao nosso raciocínio, passa pela intuição, deixando rastros de luz, a nos dizer sem palavras que, no amanhã, poderemos entendê-Lo com mais profundidade, porque agora nos falta faculdades para tal compreensão, que confundem até os Anjos.

 

Salmos 147 : 5 – Grande é o Senhor nosso e mui poderoso;

o seu entendimento não se pode medir.

 

Efésios 3 : 20 – Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,

 

O espírita, diante de tantas ofertas no aprendizado, deve ponderar nas suas perguntas, por vezes exageradas, e ir pacientemente nos caminhos da verdade, porque ela, a verdade, liberta, mas, no exagero confunde.

 

Qualquer escada que nos leve para o alto, é bom que seja galgada de degrau em degrau, para alcançarmos, assim, o cimo com confiança e maior segurança no que estamos fazendo.

 

A luz é indispensável em todos os trabalhos dos homens e a nós outros de espiritualidade, no entanto, ela, em excesso, nos ofusca, confundindo nossos sentidos.

 

Como ver a Deus face a face, se não suportamos ainda nem a luz do Sol mais de perto ?

E esta estrela que nos alimenta, diante de Deus, pode-se dizer que não existe, dada a sua pequenez em relação à grandeza do Pai.

 

Salmos 145 : 3 – Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado;

a sua grandeza é insondável.

 

Deus confiou Jesus como Pastor, para nos guiar desde o princípio das coisas na Terra.

 

João 17 : 24 – Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

 

Ele, para nós, é verdadeiramente o caminho, a verdade e a vida.

 

João 14 : 6 –  Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

 

Deveremos passar por Ele para encontrarmos a paz de consciência e os nossos esforços receberão prêmios de luz, pela nossa movimentação no bem e na caridade.

 

Deus confiou a Jesus nos orientar, e Jesus confiou igualmente essa tarefa a milhares de obreiros sinceros :

a missão de caminhar conosco nos roteiros do mundo cheios de espinhos, nos dando exemplo de confiança, adquirindo experiências para a nossa libertação espiritual.

 

Respeitamos, pois, a todos que trabalham para o bem comum e, muito mais, a quem nos ensina a amar por amor a Jesus,

porque a segurança de todos nós se encontra na vivência, copiando quem viveu a verdade.

 

I João 3 : 17 – 18

17  Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?

 

18  Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.

Deixe um comentário

