Leis Morais – O BEM E O MAL – 641 – O desejo do mal é tão repreensível quanto o próprio mal?

30 jan

Leis MoraisO BEM E O MAL641O desejo do mal é tão repreensível quanto o próprio mal?

 

Leis MoraisLei Divina ou NaturalO BEM E O MALLEitem 641

 

Livro : O Livro dos Espíritos Parte TerceiraCapítulo ILeis MoraisLei Divina ou NaturalO BEM E O MALitem 641.

 

 

641 O desejo do mal é tão repreensível quanto o próprio mal?

Depende;

há virtude em resistir voluntariamente ao mal que se deseja praticar, especialmente quando se tem a possibilidade de satisfazer esse desejo;

mas se é apenas por falta de ocasião, há culpa.

 

 

Efésios 6 : 13 – 18

13  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.

 

14  Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.

15  Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;

16  embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

 

17  Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

18  com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos

 

 

Livro : Filosofia Espírita –  Capítulo 29Espírito MiramezPsicografado por João Nunes Maia item 641.

 

641/LE

 

DESEJAR O MAL

 

Pensamento é vida.

 

Filipenses 4 : 8 – Finalmente, irmãos,

tudo o que é verdadeiro,

tudo o que é respeitável,

tudo o que é justo,

tudo o que é puro,

tudo o que é amável,

tudo o que é de boa fama,

se alguma virtude há e se algum louvor existe,

seja isso o que ocupe o vosso pensamento..

 

 

Aquilo que nós pensamos, nós o vivemos.

A ciência, há milênios, estuda a mente do homem e ainda se encontra nas primeiras letras, no que tange à função dos pensamentos.

 

Observação : O cientista Masaru Enoto fez um estudo sobre a estrutura molecular da água e o que a afeta.

Ele aplicou estímulos mentais e os fotografou com um microscópio de anti-matéria.

 

Verificou que o pensamento ou intenção são as forças responsáveis que atuam em nosso benefício e do próximo.

 

Veja vídeo sobre essa experiência :

 

O Poder do nosso PensamentoMensagens das ÁguasParte do filme “ QUEM SOMOS NÓS” 

 

 http://www.youtube.com/watch?v=ScbON-y5U2k

 

 

Deus está presente nos pensamentos dos homens, nos ajudando em todos os momentos a conhecermos a nós mesmos.

 

Salmos 139 : 1 – 4

SENHOR, tu me sondas e me conheces.

Sabes quando me assento e quando me levanto;

de longe penetras os meus pensamentos.

 

Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.

Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.

 

 

Ele nos dá certa liberdade, para que a conquista seja mesmo, em parte, nascida dos nossos esforços.

 

Mateus 11 : 12 – Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.

 

Lucas 16 : 16 – A Lei e os Profetas vigoraram até João;

desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.

 

Lucas 13 : 23 – 27

23  E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos?

24  Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

 

25  Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo:

Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois.

 

26  Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas.

27  Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois;

apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniquidades.

 

Romanos 12 : 17

17  Não torneis a ninguém mal por mal;

esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;

 

18  se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;

 

 

Efésios 4 : 1 – 3

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,

 

com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

 

esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;

 

 

No que se refere ao nosso bem-estar, mesmo vivendo há muito tempo no plano espiritual, com mais liberdade, nos, consideramos seres humanizados, por termos compromissos sérios com Jesus, para viver com os encarnados, lutando dia-a-dia para o auto-aprimoramento.

 

II Coríntios 13 : 11 – Quanto ao mais, irmãos, adeus!

Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz;

e o Deus de amor e de paz estará convosco.

 

 

Tudo o que Jesus fazia, realizava pela força do pensamento, que n’Ele é o maior poder.

Todos os reinos Lhe obedeciam.

Ele comunicava-se em todas as direções pela força das ideias que sabia transmitir, onde quer que fosse, dando ordens e indicando caminhos, assim como de Deus Ele recebia as determinações para o comando do Seu rebanho.

 

João 5 : 30 – Eu nada posso fazer de mim mesmo;

na forma por que ouço, julgo.

O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.

 

João 5 : 36 – Mas eu tenho maior testemunho do que o de João;

porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou.

 

João 7 : 16 – Respondeu-lhes Jesus:

O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou.

 

João 17 : 7 – 8

Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti;

porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.

 

 

O homem erra pelo pensamento.

Tudo de bom ou de mal nasce nos princípios do pensar, para então depois se materializar nos atos.

 

Eu, porém, vos digo : qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura no coração, já adulterou com ela. (Mateus 5 : 28)

 

 

Em se analisando isto, pode-se notar que o pensamento impuro estraga a nossa conduta;

eis porque devemos educá-lo, instruindo nossas intenções.

 

Tiago 1 : 21 – 27

21  Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.

 

22  Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

 

23  Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;

24  pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.

 

25  Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

 

26  Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.

 

27  A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta:

visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.

 

 

A Doutrina Espírita é uma escola de educação da nossa mente, ampliando os exercícios, de modo a capacitar-nos a renovar os nossos pensamentos, para somente pensarmos no amor e na verdade.

 

João 14 : 26 – mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome,

esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

 

 

João 16 : 12 – 15

12  Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;

 

13  quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade;

porque não falará por si mesmo,

mas dirá tudo o que tiver ouvido

e vos anunciará as coisas que hão de vir.

 

14  Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

 

15  Tudo quanto o Pai tem é meu;

por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

 

 

João 8 : 31 – 32

31  Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele:

Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;

 

32  e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

 

 

Salmos 51 : 10 – Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.

 

II Coríntios 4 : 16 – 18

16  Por isso, não desanimamos;

pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.

 

17  Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,

 

18  não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem;

porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

 

 

II Coríntios 5 : 1 – 2

Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.

 

E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial;

 

Observação : Tabernáculo, como referência ao corpo.

 

 

Efésios 4 : 20 – 24

20  Mas não foi assim que aprendestes a Cristo,

21  se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus,

 

22  no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,

 

23  e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,

 

24  e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

 

Concupiscência : Desejo intenso de bens ou gozos materiais.
 

 

Se quando iniciarmos uma construção precisamos de uma planta, que a habilidade do homem pode realizar, muito mais na nossa construção moral, precisamos de uma planta mental,

e o material é o pensamento puro, todos  os dias, para que esse hábito vire dever em todas as sequências da vida.

 

Filipenses 4 : 8 – 9

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe,

seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

 

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai;

e o Deus da paz será convosco.

 

 

Ouçamos Jesus, quando Ele disse que são bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

 

Mateus 5 : 8 – Bem-aventurados os limpos  (puros) de coração, porque verão a Deus.

 

 

A pureza de sentimentos e de pensamentos faz e refaz o clima propício a vermos Deus dentro de nós, pela tranquilidade imperturbável de consciência.

 

Lucas 17 : 21 – Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está!

Porque o reino de Deus está dentro de vós.

 

I João 3 : 17 – 19

17  Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?

 

18  Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.

 

19  E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o nosso coração;

 

 

Se pensas no mal e não o praticas, ainda assim estás agindo mal;

outrossim, esses pensamentos contrários ao amor podem inspirar outras pessoas, e a responsabilidade, em parte, cabe a quem formou as ideias negativas.

 

Zacarias 8 : 16 – 17

16  Eis as coisas que deveis fazer:

Falai a verdade cada um com o seu próximo, executai juízo nas vossas portas, segundo a verdade, em favor da paz;

17  nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso, porque a todas estas coisas eu aborreço, diz o SENHOR.

 

 

Considera que os teus pensamentos são fontes de vida, na vida de Deus.

 

Colossenses 3 : 12 – 14

12  Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados,

de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

 

13  Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem.

Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;

 

14  acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

 

 

Tornamos a dizer que o Espiritismo é uma escola de educação da mente, portanto, devemos procurar estudá-lo com seriedade para que possamos, de passo a passo, irmos dominando nossos pensamentos, ainda mais sabendo que Deus Se expressa com mais fulgor no centro das nossas ideias.

 

Tudo se move pelo movimento do Criador.

Deus pensa conosco;

será que a nossa parte vai indo bem?

 

 

Salmos 139 : 1 – 18

1  SENHOR, tu me sondas e me conheces.

Sabes quando me assento e quando me levanto;

de longe penetras os meus pensamentos.

 

Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.

Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.

 

5  Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.

Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim:

é sobremodo elevado, não o posso atingir.

 

Para onde me ausentarei do teu Espírito?

Para onde fugirei da tua face?

 

Se subo aos céus, lá estás;

se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;

 

se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares,

10  ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.

 

11  Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite,

12  até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.

 

13  Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe.

 

14  Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste;

as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;

15  os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.

 

16  Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

 

17  Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos!

E como é grande a soma deles!

18  Se os contasse, excedem os grãos de areia;

contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.

Deixe um comentário

