LEIS MORAIS – LEI DA ADORAÇÃO – 649 – OBJETIVO DA ADORAÇÃO

30 maio

LEIS MORAISLEI DA ADORAÇÃO649OBJETIVO DA ADORAÇÃO

 

Leis MoraisLei da AdoraçãoLEitem 649

 

Livro : O Livro dos EspíritosParte TerceiraLeis MoraisCapítulo IILei da AdoraçãoObjetivo da Adoraçãoitem 649.

 

OBJETIVO DA ADORAÇÃO

 

649 Em que consiste a adoração?

É a elevação do pensamento a Deus.

Pela adoração, a alma se aproxima d’Ele.

 

Salmos 25 : 1, 4 – 5

A ti, SENHOR, elevo a minha alma.

4  Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas.

Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.

 

Salmos 86 : 4 – 5

Alegra a alma do teu servo, porque a ti, Senhor, elevo a minha alma.

Pois tu, Senhor, és bom e compassivo;

abundante em benignidade para com todos os que te invocam.

 

João 4 : 23 – 24

23  Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade;

porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

 

24  Deus é espírito;

e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

 

 

Livro : Filosofia Espírita  XIII –  Capítulo 37Espírito MiramezPsicografado por João Nunes Maiaitem 649.

 

 

649/LE

 

ADORAÇÃO

 

Esta palavra, adoração, nos traz uma vibração que nos parece uma modalidade de adorar a Deus de forma primitiva, como se fosse paralisar-nos diante de tanto serviço que nos chama a respeitar ao Criador através do trabalho.

 

No entanto, não é assim;

existem muitas formas de adorar a Deus, de acordo com a evolução das criaturas.

 

O sábio adora a Deus pelas suas realizações;

Jesus adorava o Pai fazendo a Sua vontade, operando sempre em favor da harmonia universal.

 

Lucas 22 : 41 – 42

41  Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava,

42  dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice;

contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.

 

 

João 4 : 32 – 34

32  Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.

33  Diziam, então, os discípulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido o que comer?

 

34  Disse-lhes Jesus:

A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.

 

 

João 5 : 30 – Eu nada posso fazer de mim mesmo;

na forma por que ouço, julgo.

 

O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade,

e sim a daquele que me enviou.

 

 

João 6 : 38 – Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade,

e sim a vontade daquele que me enviou.

 

 

Os homens elevados formalizam uma adoração ao Senhor pela sua vida contínua no bem comum.

 

II Tessalonicenses 3 :13 – E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.

 

Hebreus 13 : 16 – Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação;

pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz.

 

 

Se queres adorar a Deus, não deves esquecer a caridade.

 

I João 4 : 20 – 21

20  Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso;

pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

 

21  Ora, temos, da parte dele, este mandamento:

que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.

 

 

Desde o momento em que te levantares do teu leito, começa o dia ajudando.

As oportunidades não faltam.

 

Não deixes de orar pela tua compreensão em todos os minutos em que estiveres em contato com os teus semelhantes

e para nunca perder a paciência diante de tantos problemas, que sabemos existir.

 

Romanos 12 : 12 – regozijai-vos na esperança,

sede pacientes na tribulação,

na oração, perseverantes;

 

 

Faze-te surdo quando ofendido, não revidando com as mesmas armas do ofensor.

 

Mateus 6 : 14 – 15

14  Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará;

 

15  se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.

 

 

Continua compreendendo todas as oportunidades que vêm ao teu encontro para purificar teus pensamentos.

Os impulsos de fazer justiça que nascerem dentro de ti, não deves alimentá-los.

 

Tiago 1 : 19 : 20

19  Sabeis estas coisas, meus amados irmãos.

Todo homem, pois, seja pronto para ouvir,

tardio para falar,

tardio para se irar.

 

20  Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.

 

 

Se desejares adorar a Deus, não podes ter ódio de ninguém, pois todos e tudo somos obra d’Ele.

 

I João 2 : 9 – 11

Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas.

 

10  Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.

 

11  Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.

 

 

I João 4 : 20 – Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso;

 

pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê,

não pode amar a Deus, a quem não vê

 

 

Se desejas adorar ao Senhor, que é teu dever, não faças justiça com as tuas mãos, que elas te foram dadas para o aperfeiçoamento da alma.

 

Se queres adorar ao Pai que está nos céus da tua consciência,

procura alegrar os tristes,

dar pão a quem tem fome,

vestir os nus

e visitar os encarcerados,

pois eles são teus irmãos em Jesus, filhos do mesmo Pai.

 

 

Lucas 17 : 21 – Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está!

Porque o reino de Deus está dentro de vós.

 

 

Mateus 25 : 31 – 40

31  Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;

32  e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;

33  e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;

 

34  então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita:

Vinde, benditos de meu Pai!

Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

 

35  Porque tive fome, e me destes de comer;

tive sede, e me destes de beber;

era forasteiro, e me hospedastes;

36  estava nu, e me vestistes;

enfermo, e me visitastes;

preso, e fostes ver-me.

 

37  Então, perguntarão os justos:

Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer?

Ou com sede e te demos de beber?

 

38  E quando te vimos forasteiro e te hospedamos?

Ou nu e te vestimos?

39  E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?

 

40  O Rei, respondendo, lhes dirá:

Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos,

a mim o fizestes.

 

 

Adoração é movimento no bem.

O significado como era compreendido no passado já passou;

ele vibra em outra dimensão de entendimento.

 

Jesus, quando falava de Deus, tinha plena certeza do que sentia por Ele, e sabia que falava do Pai com plena adoração.

 

Anotou João, no capítulo sete, versículo vinte e nove, o que o Mestre dizia:

 

Eu o conheço, porque venho da parte dele, e fui por Ele enviado.

 

 

É muito importante para todos nós esta afirmativa de Jesus.

Poderemos adorar a Deus pelos processos ensinados por Jesus, em amá-Lo sobre todas as coisas e ao próximo com a nós mesmos.

 

Mateus 22 : 36 – 40

36  Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?

37  Respondeu-lhe Jesus:

Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

38  Este é o grande e primeiro mandamento.

 

39  O segundo, semelhante a este, é:

Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

 

40  Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

 

 

Tudo é válido, desde quando espiritualizemos todos os nossos atos, movidos por amor, dentro daquela pureza que a consciência eternizou no bem universal.

 

I Coríntios 15 : 58 – Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor,

sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.

 

Efésios 6 : 6 – 7

não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus;

servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens,

 

 

Colossences  3 : 17 e 23

 17  E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação,

fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

 

 23  Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração,

como para o Senhor e não para homens, 

 

 

Todos os povos tinham, e têm, seus meios de adorar a Deus.

Aos espíritas, devemos dizer que devem elevar seus pensamentos ao Criador, com amor e sinceridade,

 

mas que devem, pelo maior tempo, adorá-Lo pelo trabalho elevado, pelos pensamentos solidificados no amor e pelos gestos da caridade.

 

 

Filipenses 4 : 8 – 9

Finalmente, irmãos,

tudo o que é verdadeiro,

tudo o que é respeitável,

tudo o que é justo,

tudo o que é puro,

tudo o que é amável,

tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe,

 

seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

 

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim,

isso praticai;

e o Deus da paz será convosco.

 

 

Tiago 1 : 22 – 25

22  Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

 

23  Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante,

assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;

24  pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.

 

25  Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade,

e nela persevera, não sendo ouvinte negligente,

mas operoso praticante,

esse será bem-aventurado no que realizar.

 

 

Se estiveres lendo um livro digno de ser lido diante de Jesus, estarás adorando a Deus, por estares ajudando na construção do bem e da verdade.

 

Não percas tempo como os antigos, de paralisar-se em adoração, dias e mais dias, esperando dos Céus as bênçãos do Criador.

 

 

Mateus 7 : 22 – 27

22  Muitos, naquele dia, hão de dizer-me:

Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?

 

23  Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci.

Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.

 

24  Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica

 

será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;

25  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

 

26  E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica

 

será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;

27  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

 

 

O progresso das almas nos leva a crer, sem que possamos voltar atrás, que podemos adorar a Deus com mais eficiência, nas mais altas realizações, do modo ensinado por Jesus.

 

Esse é, pois, o maior objetivo da adoração:

adorar ao Pai em espírito e verdade.  

 

João 4 : 23 – 24

  23  Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade;

porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

 

24  Deus é espírito;

e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.    

 

I João 3 : 17 – 18

17  Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração,

como pode permanecer nele o amor de Deus?

 

18  Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua,

mas de fato e de verdade.

Deixe um comentário

